sexta-feira, 12 de junho de 2009

Hi5


Eu tenho uma conta no hi5 com algumas fotos e alguns amigos adicionados. Até aqui tudo bem.

Ora, eu adicionei ou fui adicionada por amiga(o)s. Contudo, tenho reparado desde há algum tempo que algumas destas amigas e amigos têm substituído o seu nome próprio (exº Jaquelina) pelo nome do casal maravilha (exº Jaquelina e Ambrósio).

Convenhamos que se eu me chamasse Jaquelina também quereria urgentemente mudar o nome, mas não é o caso. São pessoas comuns com nomes comuns que perdem a sua individualidade. São pessoas que querem anunciar a toda a gente que deixaram de ser 1 para passar a ser 2. Sabem o nome que dou a isso? Piroseira!

E tem mais! O que acontecerá à Jaquelina se a relação não der certo? Voltará a ser Jaquelina? Ou ficará Jaquelina ex Ambrósio? Faz-me confusão pronto.

Não tenho nada contra os relacionamentos e sou totalmente a favor de certos comportamentos que poderão ser tidos por pirosos como demonstrações de carinho em público, nomeadamente passear de mãozinhas dadas ou dar beijinhos melosos. Mas isto não tira individualidade, nem faz com que duas pessoas virem uma.

Outra coisa que me faz confusão é adoptar o nome do cônjuge quando se contrai casamento. Porquê? O que é que se ganha com isso? É um nome que é acrescentado como um apêndice, nunca chega a ser verdadeiramente nosso.

Uma pessoa que durante 30 anos se chamou Jaquelina da Conceição porque deverá mudar o nome para Jaquelina Sovaco de Gambar?! Gostava mesmo de saber quem teve essa ideia brilhante..


2 comentários:

  1. A mulher tem mais é de assimilar o nome do dono...

    perdão, marido

    Para alguém que não se consegue decidir entre "loirices" ou "tontices" e adopta um nome que une duas palavras, você tem mesmo grande moral para falar de quem adopta dois nomes

    loiricesetontices = mariaemanel

    ResponderEliminar
  2. Loirices é o nome e tontices é o adjectivo (classe gramatical cuja função principal é a de modificar o nome, atribuindo-lhe qualidades, propriedades ou relações).

    Como vê, estou perfeitamente decidida!

    ResponderEliminar