terça-feira, 16 de março de 2010

Muita doçura




Em tempos idos, se uma criança se queixava aos mais velhos de ter sido espancada ou humilhada por colegas de escola essa criança era tida por mariquinhas. O que dizer então se os pais dessa mesma criança fossem à escola tirar justificações? Era a tragédia, o drama e a criança ficaria rotulada de mariconça.

Naquele tempo, existiam bons e maus alunos. Os bons passavam de ano, os maus tornavam a repetir no ano seguinte. Não se ouvia falar de psicólogos nem de pedopsiquiatras. Não havia obesidade porque as crianças eram muito activas.

Todos nós que já fomos crianças sabemos que assim foi. Contudo, a sociedade mudou e a educação dada às crianças também mudou. Hoje em dia há uma protecção exagerada pelos pais, há a cultura do telemóvel, da playstation, do computador e da internet em detrimento das brincadeiras com os amigos, com os skates e as bicicletas.

Há o bullying e se os miúdos têm más notas a culpa é dos professores que não são suficientemente bons. Há a cultura da irresponsabilidade, do sexo aos 15 anos, dos cigarros e das cervejas.

E quando vejo os telejornais só penso que uma palmada bem dada, na altura certa, resolveria muita coisa.

4 comentários:

  1. Ora aqui está um bom "post"...

    100% de acordo!

    ResponderEliminar
  2. Vivem no reino das futilidades e em função dos outros, vestem-se todos de igual, passam o dia agarrados ao telemóvel, não conseguem passar os anos sem explicações, a actividade física cansa, não têm gosto próprio...

    São algumas das características da nossa juventude... infelizmente!

    Neste caso, espero bem que o meu filho não faça parte da regra, mas sim da excepção... pelo menos estou a fazer por isso!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada ;)

    E também espero que o "sem pedais" faça parte da excepção!

    ResponderEliminar
  4. O "sem pedais"... lol

    Obrigadinho! ;)

    ResponderEliminar